Não é todo mundo que tem a coragem de desbravar o interior do Brasil sozinho, quanto mais uma garota. Pois a Daniela Nogueira viajou para Alter do Chão, no Pará, e mostra pra gente que paraíso é esse ainda desconhecido de muitos brasileiros. Em seu relato no blog Aprendiz de Viajante, ela listou 10 motivos para visitar o lugar e agora dá dicas práticas para ajudar você a planejar sua viagem.
ALTER DO CHÃO
ONDE?
Em Santarém, a cerca de 30 km do aeroporto da cidade, no Estado do Pará, região Norte do Brasil.
[googlemaps https://maps.google.com/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&geocode=&q=Alter+do+Ch%C3%A3o+-+Par%C3%A1,+Rep%C3%BAblica+Federativa+do+Brasil&aq=0&oq=alter+do+ch%C3%A3o+par%C3%A1&sll=39.198205,-7.657471&sspn=4.979869,9.876709&ie=UTF8&hq=&hnear=Alter+do+Ch%C3%A3o,+Rep%C3%BAblica+Federativa+do+Brasil&t=m&ll=-2.447833,-54.867096&spn=0.240106,0.439453&z=11&iwloc=A&output=embed&w=640&h=350]
COMO?
Chegando \o aeroporto de Santarém (TAM e Gol fazem o trecho a partir de São Paulo com conexão em Belém), tome um táxi por cerca de R$ 90 até a vila. Também é possível chegar por barco, através de Belém ou de Manaus, mas aí a viagem já é bem mais longa. O trecho entre o aeroporto de Santarém e Alter do Chão também é servido por linha regular de ônibus, mas não sei dar informação sobre isso porque usei o táxi na ida e na volta.
QUANDO?
No verão paraense, a partir de Julho até Dezembro, quando começa a baixa das águas do Rio Tapajós. Quando fui, na segunda quinzena de agosto, as praias já apareciam, mas alguns pequenos trechos ainda estavam submersos (nada que comprometesse a beleza e os passeios). Sem ser nessa época, a cheia do rio cobre tudo e então, não existem as praias que são o encanto da região.
POR QUÊ?
Para constatar que o Jornal Britânico “The Guardian” está correto ao eleger a região como uma das praias mais bonitas do Brasil, desfrutando das maravilhosas e cristalinas águas do Rio Tapajós.
Para conhecer lugares de beleza singular, desfrutando da paz e tranquilidade que só esse lugar pode proporcionar…
Ainda será somente aqui que você poderá aliar uma “viagem de praia” a uma “viagem à Amazônia”.
Ficou curioso? Leia meu relato detalhado sobre meus dias no lugar.
PARA QUEM?
Para família, casal, amigos ou simplesmente para uma viagem solo, como eu fiz.
O essencial para quem viaja a Alter do Chão é gostar de água e não ter medo de andar de barco, afinal, esse será seu único meio de transporte por lá.
A viagem também não é recomendada para pessoas que não se sentem bem em lugares simples, pois luxo é uma palavra que não faz parte da rotina do local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário