terça-feira, 14 de junho de 2016

ALTER DO CHÃO EM 5 PERGUNTAS E RESPOSTAS

Alter do Chão em 5 perguntas e respostas


Não é todo mundo que tem a coragem de desbravar o interior do Brasil sozinho, quanto mais uma garota. Pois a Daniela Nogueira viajou para Alter do Chão, no Pará, e mostra pra gente que paraíso é esse ainda desconhecido de muitos brasileiros. Em seu relato no blog Aprendiz de Viajante, ela listou 10 motivos para visitar o lugar e agora dá dicas práticas para ajudar você a planejar sua viagem.

ALTER DO CHÃO

ONDE?

Em Santarém, a cerca de 30 km do aeroporto da cidade, no Estado do Pará, região Norte do Brasil.
[googlemaps https://maps.google.com/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&geocode=&q=Alter+do+Ch%C3%A3o+-+Par%C3%A1,+Rep%C3%BAblica+Federativa+do+Brasil&aq=0&oq=alter+do+ch%C3%A3o+par%C3%A1&sll=39.198205,-7.657471&sspn=4.979869,9.876709&ie=UTF8&hq=&hnear=Alter+do+Ch%C3%A3o,+Rep%C3%BAblica+Federativa+do+Brasil&t=m&ll=-2.447833,-54.867096&spn=0.240106,0.439453&z=11&iwloc=A&output=embed&w=640&h=350]

COMO?

Chegando \o aeroporto de Santarém (TAM e Gol fazem o trecho a partir de São Paulo com conexão em Belém), tome um táxi por cerca de R$ 90 até a vila. Também é possível chegar por barco, através de Belém ou de Manaus, mas aí a viagem já é bem mais longa. O trecho entre o aeroporto de Santarém e Alter do Chão também é servido por linha regular de ônibus, mas não sei dar informação sobre isso porque usei o táxi na ida e na volta.

QUANDO?

No verão paraense, a partir de Julho até Dezembro, quando começa a baixa das águas do Rio Tapajós. Quando fui, na segunda quinzena de agosto, as praias já apareciam, mas alguns pequenos trechos ainda estavam submersos (nada que comprometesse a beleza e os passeios). Sem ser nessa época, a cheia do rio cobre tudo e então, não existem as praias que são o encanto da região.
Ilha do Amor ainda parcialmente coberta de água

POR QUÊ?

Para constatar que o Jornal Britânico “The Guardian” está correto ao eleger a região como uma das praias mais bonitas do Brasil, desfrutando das maravilhosas e cristalinas águas do Rio Tapajós.
Água do Tapajós na Praia de Tapari - sempre cristalina
Para conhecer lugares de beleza singular, desfrutando da paz e tranquilidade que só esse lugar pode proporcionar…
Ponta de Muretá - só aqui foi possível ter uma praia assim só para mim
Ainda será somente aqui que você poderá aliar uma “viagem de praia” a uma “viagem à Amazônia”.
Alter do Chão: Mirante da FLONA - a floresta amazônica aos seus pés
Ficou curioso? Leia meu relato detalhado sobre meus dias no lugar.

PARA QUEM?

Para família, casal, amigos ou simplesmente para uma viagem solo, como eu fiz.
O essencial para quem viaja a Alter do Chão é gostar de água e não ter medo de andar de barco, afinal, esse será seu único meio de transporte por lá.
Alter do Chão: Para conhecer a imensidão do lugar, não podemos ter medo de água
A viagem também não é recomendada para pessoas que não se sentem bem em lugares simples, pois luxo é uma palavra que não faz parte da rotina do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário