Fernando de Noronha é um dos melhores lugares para se mergulhar no mundo. Portanto, essa é uma das maiores razões que levam os turistas até lá. Só que eu uso óculos de grau forte e não posso mergulhar. Afinal, não adianta mergulhar para enxergar borrões no lugar de peixe. Tudo bem! Já estou convencido de que a solução é mandar fazer óculos de mergulho com grau.
Mas enquanto isso não acontece, peguei minha malinha e desembarquei em Noronha para presenciar a beleza do raso ou da água pra cima. Mas a verdade é que eu também estava louco para ver o fundo do mar. Então, reservei uma manhã para fazer um passeio chamado Nave em Fernando de Noronha.
NAVE EM FERNANDO DE NORONHA
A verdade é que antes de ir até lá eu sabia pouca coisa sobre a tal Nave. Para mim, era um barco com fundo transparente no qual Susana Vieira deitou durante a temporada do Estrelas, da Globo, por lá.
Às 8h da manhã de um sábado, eu já estava no Museu do Tubarão para assistir a uma palestra com o Leonardo Veras, idealizador do projeto, e embarcar nesta expedição.
Era basicamente um passeio com crianças, idosos e eu. Já no começo, conseguimos ver pelo chão de vidro, que possui uma lente de aumento, um navio naufragado, depois vários peixes etartarugas que nadavam livremente passando por baixo do barco.
Em seguida, tivemos dois presentes. O Leonardo recebeu pelo rádio a informação de que havia uma baleia rondando os mares de Noronha. Mudamos o trajeto da expedição e fomos atrás dela. Depois de alguma espera, finalmente conseguimos ver a baleia bem de longe subindo no mar e jogando água. Tivemos muita sorte. Foi emocionante.
Depois, para completar o passeio, vários golfinhos surgiram ao redor do barco e alguns, inclusive, passaram embaixo dele. Até mesmo um filhote.
Foram cenas lindas. Ótima dica para quem não pode mergulhar. É importante ter em mente que todos esses animais estão livres na natureza. Portanto, não existe uma regra daquilo que poderemos ver ou não durante a Expedição Nave em Fernando de Noronha.
Para chegar até o Museu do Tubarão, de onde sai o tour, é só pegar o ônibus no sentido Porto e descer no ponto final. Vale fazer a reserva antes porque são lugares limitados. A expedição não funciona aos domingos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário