Engana-se quem pensa que Fernando de Noronhaseja um local em que é difícil se comer bem. Embora esteja isolado, o arquipélago é lotado de bons restaurante. A maioria não tão barato, é claro. Entre em um jantar e outro, reserve uma noite de sábado ou de quarta-feira para conhecer o Festival Gastronômico do Zé Maria.
Zé Maria é um dos moradores mais famosos de Fernando de Noronha e seu Festival Gastronômico, realizado em sua pousada, já ficou nacionalmente conhecido.
A partir das 20h30, ele recebe seus clientes em um amplo espaço, mas se você estiver sozinho ou em casal, terá que dividir mesa com pessoas que você não conhece, o que não é ruim para fazer novas amizades durante a viagem.
No Festival, Zé Maria apresenta os chefs de cozinha e eles mostram tudo o que cozinharam para aquela noite, inclusive os peixes, que, segundo eles, foram pescados pelo próprio Zé.
O Festival Gastronômico do Zé Maria oferece dezenas de pratos que vão de salada e comida japonesa a todos os tipos carnes. Quando fui, havia ceviche de frutos do mar, ostra, lagosta,picanha, purê de macaxeira, robalo, salmão, camarão ao creme de brócolis, filé mignon,arroz de jaca, diversos tipos de farofa, saladas, maionese, sashimi, sushi e outros pratos. Tudo era reposto assim que acabava na mesa e pode ser repetido quantas vezes quiser.
Depois, foram servidas as sobremesas: pudim, cheesecake, brownies, sorvete, mousse de maracujá, torta prestígio e torta sonho de valsa eram algumas das opções.
Vale a pena ressaltar que é importante fazer reserva com antecedência porque os lugares são reduzidos e a procura é muito grande.
O valor (abril de 2016) para o Festival Gastronômico do Zé Maria é R$ 163,88. Neste valor não estão inclusas bebidas e 10%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário