A Estação das Docas em Belém é um daqueles lugares que não dá vontade de ir embora. Reúne o melhor pra quem visita a cidade: gastronomia, artesanato, lazer e uma vista linda da Baía do Guajará.
Em todas as vezes que fui à capital do Pará não teve jeito. Por mais que eu me esforçasse para conhecer outros pontos turísticos da cidade, vira e mexe me via de volta à Estação das Docas. Se você ainda não foi, vai entender os motivos aqui.
Foi no começo dos anos 2000 que o antigo porto fluvial de Belém deu lugar a esse complexo turístico. São três antigos armazéns distribuídos em 32 mil metros quadrados totalmente reformados e transformados para receber os visitantes.
As construções de ferro inglês são do século XIX e os guindastes, símbolos do local, vieram dos Estados Unidos no século XX. Há ainda uma máquina a vapor que fornecia energia elétrica ao porto, datada dos meados de 1800.
Seja durante o dia ou à noite, os restaurantes e bares são uma ótima opção. No pôr do sol, a dica é ir para o lado de fora, seja no calçadão ou em um dos bares, como o meu preferido, o Marujos.
Independente do horário, não dá pra ir embora sem tomar um Cairu, o famoso sorvete paraenseeleito o melhor do Brasil. Os sabores típicos da Amazônia são o carro-chefe, como o taperebá, tapioca e uma infinidade de frutas.
Sobre os restaurantes, um palco deslizante suspenso dá o tom diariamente com apresentações de músicos paraenses. Além disso, há estacionamento, um teatro, uma arena, salas de convenções e feiras.
A Estação das Docas conta ainda com um terminal de passageiros. Dali saem os barcos turísticos que percorrem a Baía do Guajará. Há opções para ver o pôr do sol, o amanhecer, além de conhecer ilhas próximas de Belém (saiba mais).
ESTAÇÃO DAS DOCAS EM BELÉM
Endereço: Av. Boulevard Castilho s/n – Belém/PA
Telefone: (91) 3212 5525 – 3212 5660 – 3212 5615
Horário de funcionamento: Consulte no site
Entrada: Gratuita
Telefone: (91) 3212 5525 – 3212 5660 – 3212 5615
Horário de funcionamento: Consulte no site
Entrada: Gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário